31 de outubro: Dia das Bruxas!


Quem nunca foi numa festa à fantasia no dia das bruxas que atire a primeira pedra! Eu por exemplo (como uma verdadeira party girl, cof cof), já fui em várias (quero dizer, uma) e foi muito divertido.  Mas a questão é: aonde surgiu, como e porque a gente comemora o dia das bruxas, sendo que – como todo mundo sabe – as bruxas não eram consideradas pessoas legais na idade média.

A História:
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Simbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças saem às ruas fantasiadas e batem nas portas das pessoas dizendo: “doces ou travessuras” e ganhando muitas balinhas, pirulitos, chocolates e etc. E aí, quem topa se fantasiar comigo, ganhar muitos chocolates ou aprontar muitas travessuras hoje à noite? Hahaha.

No Brasil:
No Brasil a comemoração é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro). Me desculpe Lula, mas sou mais ir na festa das bruxinhas! Hahaha.

Atualmente:
Hoje em dia a comemoração ganhou força total devido ao grande sucesso dos filmes Hollywoodianos e por isso é comemorada em grande parte do mundo, principalmente no Brasil, não é verdade? Festas, Castelos do Terror e etc, com várias coisas relacionadas com esse tema, são sucessos mundiais e não é difícil adivinhar o motivo. Geralmente, tudo que envolve medo e tensão atrai a gente. Filmes de terror é um ótimo exemplo disso. Eu adoro! *-* Sentir aquele friozinho na barriga e principalmente aquele medo de olhar atrás do sofá se eu tiver no escuro... Gente! Muito divertido. HAHAHAHA E eu não sou a única, ok? Muita gente adora esses filmes e sentir esse friozinho que eu falei.
Enfim... Por se tratar de dia das bruxas, festas à fantasia e tudo o mais que esse dia permite, resolvi mostrar algumas fantasias legais pra vocês se inspirarem e ficarem bem lindas nas festas:

(Para ampliar, clique na foto)


E fuxicando pelo Google, achei unhas decoradas para o Halloween também! Olhem que interessantes:
(Foto Retirada do Blog Dirty Little Tips)

Não podemos esquecer da make, né? Parte super importante do processo de caracterização da fantasia (e que eu amo demais!)*-* Algumas fotos, pra vocês se inspirarem:
(Do blog eumaquio.com)

Então é isso aí meninas, espero que vocês curtam bastante o dia das bruxas desse ano, vão a muitas festas lindas com fantasias maravilhosas e make-up perfeitas!  Não se esqueçam de contar pra gente nos comentários, qual sua fantasia, unha e make-up preferidas deste post!

 Beijinhos horripilantes, 






Um comentário

  1. Adorei!!!!!!!eu sou loca pelo dia das bruxinhs ,ate ja escrevi uma istoria sobre elas.

    ResponderExcluir