Pular para o conteúdo principal

Siga por email

Comportamento

Como fazer o seu próprio Dream Catcher

22

Olá olá meninas :3 Hoje eu vim falar sobre o Dream Catcher ou em português dizendo, Filtro dos Sonhos! Vocês provavelmente já esbarraram com ele por ai, pois há quem o use como colar, em pulseiras, ou até mesmo em tatuagens (a Miley Cyrus tem uma) também, quem tem costume de usar o Flickr ou o Tumblr já deve ter visto algumas fotos não é? Pois bem, eu vou mostrar pra vocês um tutorial de como fazer o seu próprio dreamcatcher, mas antes, pra quem ainda não conhece, eu vou contar a história dele:
"Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalham por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.
O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers.
A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente onde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro.
Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso, são mais resistentes."  (fonte: BananaCraft)


Bom, pra começar a fazer o seu Filtro dos Sonhos, você tem que definir um propósito para a utilização dele, por exemplo, se vai usa-lo como um colar, ou simplesmente um enfeite. Feito isso, defina as cores que você vai utilizar.

Material: 
- Tesoura
- Aro (Bastidor, cipó, arame, galho de chorão)
- Fio encerado, fitas, palha da costa ou barbante na cor escolhida
- Penas, miçangas, pedras


Passo1:
No caso de bastidor ou arame, enrole linha ou fita ao redor, até que seja todo revestido. Termine dando um nó forte arremate com um nó bem reforçado.
Caso utilize cipó ou outro galho, amarre-o com um nó firme e siga para o passo 2.


Passo 2: 
Para começar a fazer a teia, partir do primeiro nó dê voltas com o fio em torno do aro, formando elos. Procure manter a mesma distância. Sempre número impar de voltas. Procure deixar o fio um pouco solto. Termine deixando um espaço de aproximadamente 1 cm do nó inicial.

Passo 3: 
Para a segunda camada da teia, passe a linha por dentro dos elos que se formaram, dando voltas, aproximadamente ao meio do elo anterior. Continue assim até que se chegue ao centro da teia. Então dê um nó e arremate o fio que sobrou.

Passo 4: 
Fazer uma “argola” para que o filtro possa ser pendurado. Você pode também amarrar penas, pedras e miçangas. Caso queira pedras e miçangas na teia, deverão ser passadas no fio enquanto estiver construindo o filtro.
(fonte:Caixadeideias)
E ai? Gostaram? Confesso que eu ainda não fiz o meu, mas garanto que não vai demorar muito, até porque, convenhamos, o dreamcatcher é, não sei, meio que mágico, u-u eu sou apaixonada por ele e por sua história! 

Beijos e Abraços! Espero que tenham gostado :)

Evellyn

Comentários

  1. Eu adoreiii!! Acho muito legal dream catcher, *-* super fofo!! vou tentar fazer :D

    beijos e adoro o blog :**

    ResponderExcluir
  2. muito bom, gostei ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, muito bom.
    Mas seu eu quiser comprar (por ser mais facil obviamente) conhecem alguma loja?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.etsy.com/search?q=dream+catcher

      Excluir
  4. Ahhhh, que lindinhas. Eu tenho um *-*
    Ganhei do namorado, no nosso primeiro mês juntos e ele disse que é para me protejer, toda noite, quando ele não estiver por perto.
    Fica pendurado na janela do meu quarto e eu sempre durmo olhando para ele.
    s2
    Beijos, Isa do BláBláBlá... Journal.com

    ResponderExcluir
  5. A-M-E-I serio que agora eu quero muito fazer!!

    beijos gaby e anna
    http://akkafashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal! Adoro tudo que envolve energias...achei o máximo, parabéns! Beijos.

    www.ruthinhacardoso.com

    ResponderExcluir
  7. aaai eeu acheei muito lindo :3 é uma otima ideia de presente de natal para pessoas próximas, ainda mais amigos que gostam de coisas artesanais. Eu vou dar um para minha namorada tambem junto com os presentes. E claro um pra mim pq ta phoda ultimamente dormir kkk HUAHSUSHAUA. Beijos Gabriella Cristina , SP

    ResponderExcluir
  8. Show...fiz o meu...lindo.
    Optei por um brinco.

    ResponderExcluir
  9. ooi. tenho uma dúvida: pode fazer a teia com linha de crochê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, fica bem lindo..

      Excluir
  10. Adorei! Nao esqueça de visitar meu blog: http://estilo-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ola, queria saber aonde eu encontro o arco pra venderr.. que tipo de loja vende ??
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Voce consegue achar em lojas de artigos para artesanato e materiais artisticos em geral!

      beijoo

      Excluir
  12. ai ameeeeeei *--* pfvr, postem um jeito legal de colocar as penas tbm, obg

    ResponderExcluir
  13. Oláaa! Eu faço os filtros caso alguém se enteresse em comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou interessada mas como e que eu posso encomendar e como o recebo .
      P.s.:eu vivo em portugal

      Excluir
  14. Que perfeito!!! Vou amanhã já comprar os materiais pra fazer um :) valeu pelo post

    ResponderExcluir
  15. oi, queria saber onde eu encontro penas pra comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lojas de artigos para artesanato, bjks

      Excluir
  16. voce poderia ensinar a colocar as penas e miçangas

    ResponderExcluir
  17. Tem que dar nó quando você vai fazendo os elos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Obrigada por visitar o nosso espaço :D
♥ Se preferir comente usando a opção: Comentar como: Nome/URL. Aí é só adicionar seu nome e caso queira, o link de alguma rede social ou se você tiver um blog, deixa o endereço dele pra gente retribuir a visita.