Quero Cursar Letras

A imagem da Coruja, para quem não sabe refere-se ao simbolo do Curso de Letras a coruja conecta com todas as partes do ser, é que permite vencer o temor, ter varias qualidades, é o simbolo da sabedoria.

O Curso: A graduação em letras é um curso que permite explorar a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Salas de Leitura para segundo ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a pós-graduação, pode-se reger aulas em Universidades, em áreas como Didáticas, História e Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Universal, Metodologia do Ensino Portuguesa, etc.
Os linguistas atuam como pesquisadores da língua, estudando suas estruturas profundas. O que ocupam boa parte da carga horaria do curso seria, análises literária, produções de textos, traduções e pesquisa sobre a evolução e uso dos idiomas escolhidos no curso. Em algumas Universidades o aluno pode optar logo no vestibular por um ou mais idiomas estrangeiros, em outras, ele escolhe após o ciclo básico do curso. 
Entre o ciclo básico estão teoria literária, semântica e fonologia, alem da língua portuguesa e literaturas portuguesas e brasileira. Tem escolas que oferecem duas formações a de bacharel (aquele formado em graduação) e licenciado (para dar aulas é preciso e o estagio durante o curso é obrigatório). 
Existem cursos bilíngues, trilíngues e tetralíngues (Português/Inglês, Português/Francês, Português/Espanhol, Português/Guarani) e como já dito outros oferecem apenas uma língua. Há ainda tem cursos que oferecem a habitação de tradutor ou intérprete, com alguns meses ou mais.

Duração do Curso: aproximadamente quatro anos.

O Mercado de trabalho: O mercado de trabalho esta relativamente bom, é raro quem forma e não consegue um emprego dentro da área. Que opta pela licenciatura tem boas perspectivas em todo o país.

Salario Inicial: O salario inicial de um professor é mais ou menos uns R$ 950,00.



As faculdades bem recomendadas para cursar Letras são: PUC-SP, PUC-Rio, UFBA, UFRJ, UFMG, UFRGS, UFSC, Unesp, Unicamp,  USP, Mackenzie, UnB, UFPR e UFPE.



Quem deseja cursar Letras deve ter amor ao estudo da língua, seja pátria ou estrangeira.

                                                                                                             Beijos,

Um comentário

  1. Nossa! Meu irmão fez letras na Unicamp. É legal, mas é muito difícil.
    P.S: Que linda essa coruja.

    ResponderExcluir