08 setembro, 2012

Guia de como ser fotogênica!

Sabe aquele momento que você decide tirar fotos, aí okay, você tira dezenas e dessas, você consegue gostar só de duas? Ou se não, só de uma? Pois é, acontece sempre comigo! Não tem nada que me deixa mais deprê (~lê invejinha branca~) do que abrir o tumblr ou we heart it e ver todas aquelas pessoas saindo perfeitas nas fotos...
Pra mim, ser fotogênica é uma coisa natural, e não é preciso ser a rainha da beleza pra isso! E lendo um artigo, vi que existem algumas coisas que todos podem fazer para melhorar a sua imagem nas fotografias.



VISTA ROUPAS COM CORES QUE FICAM BEM EM VOCÊ: Algumas cores complementam certas tonalidades de pele, enquanto outras tendem a salientar o pior, escolha a cor que mais contrasta com o seu tom de pele. Leve em consideração a cor do seu cabelo, muitas vezes a sua cor natural pode nãos ser a que melhor se adequa ao seu tom de pele; peça ao sua cabeleireira um conselho. Experimente tirar algumas fotografias com novos looks, observe o resultado.

DETERMINE O SEU MELHOR ÂNGULO: Encontrar o ângulo certo para o seu rosto, essencial para esconder os defeitos, pode ser um bocado mais difícil. A dica é experimentar essa técnica: utilize uma câmera digital para que possa ver imediatamente os resultados de cada pose. Aí vai ficar mais fácil de ver quais posições te favorecem, então vai poder usá-la na maioria das fotos!




ESCONDA SEUS DEFEITOS: O mal das fotografias é que o fato delas serem simplesmente imagens paradas em um ângulo num momento no tempo, nem todas mostram as melhores características. No entanto, podemos utilizá-las facilmente para esconder certas características de que não gosta. Se, por exemplo, um lado da sua face não fica tão legal nas fotos, pose de maneira a não mostrar esse lado à câmera fotográfica, sempre de uma maneira natural, é claro.

LIVRE-SE DO QUEIXO DUPLO: Incline ligeiramente a cabeça para baixo e experimente colocar-se de forma a que a câmera fotográfica fique um bocado acima do nível dos seus olhos. Isto esconderá de forma razoavelmente eficaz o duplo queixo. Pode também pôr uma mão sob o seu queixo como se estivesse a descansar a sua cabeça na sua mão (mantenha, se possível, o lado do polegar da sua mão fora da visão da câmera). Experimente também descansar a sua língua contra o céu-da-boca.




MOSTRE SEU PESCOÇOUm truque que os modelos utilizam muitas vezes é o de apresentar uma pose de ¾ (aquela pose meio de lado meio de frente) para a câmera (mova a cabeça de modo a que ¾ fique exposta para a câmera, ao invés de uma fotografia totalmente frontal) e depois levante o seu pescoço e incline ligeiramente a cabeça para baixo, como se fosse um peru a puxar a cabeça para fora (sem realmente empurrar para fora o seu queixo). Isto aperfeiçoa a definição do rosto.



RELAXE: Muitas pessoas ficam estranhas nas fotografias porque mantêm uma expressão facial esquisita, com um sorriso do tipo “olhó passarinho” na cara. Se as suas fotos saem um pouco ruins estranhas, é porque você está nervosa na frente da câmera e isso só piora as coisas. Na hora em que for tirar uma foto, inspire profundamente e expire com naturalidade, relaxe os seus braços e ombros. Enquanto expira, sorria ou faça uma pose apropriada, ou aja naturalmente, as vezes as poses não ajudam nada! Não prenda a respiração, seja para dentro ou para fora, caso contrário vai parecer que está tensa ou vai se sufocar. Se ver que estão demorando a "bater" a fato, não entre em pânico e tente manter uma pose. Continue do mesmo jeito e tente ignorar a câmera. Pode não sair perfeita, mas terá melhores possibilidades do que se a câmera pegar você mudando a expressão! Quanto mais confortável e relaxada parecer, melhor a foto vai ficar!

TENHA PENSAMENTOS FELIZES: Um sorriso pouco natural e forçado pode deixar a foto ficar estranha. Quando as pessoas estão sorrindo na hora de esperar a foto ser tirada, os seus músculos faciais podem ser pegos em posições estranhas. Para mudar isso, tente cronometrar o seu sorriso para que não tenha que "sustentá-lo" por muito tempo. Imagine, também, algo engraçado (não tenha medo de rir um bocado) ou pense em alguém – namorado? amiga retardada? – alguém que o faz feliz. Ao fazer isso, você vai conseguir um sorriso espontâneo. Se não gosta do seu sorriso ou dos seus dentes, tente um sorriso mais suave, fechado ou parcialmente fechado. Independentemente de como escolher sorrir, quanto mais feliz e relaxado estiver, melhor.




SORRIA COM OS SEUS OLHOS: Nada projeta melhor a felicidade e a beleza do que os olhos sorridentes: uma expressão feliz e algo maliciosa dos olhos. Para conseguir esse efeito, imagine que a câmera fotográfica é alguém por quem se sente atraído e que esse alguém entrou na sala. Isto leva a olhos mais largos e abertos e um sorriso relaxado. O mais certo é que esteja sempre a fazendo isso de forma inconsciente, o truque é ser capaz de fazê-lo sempre que for necessário, portanto pratique os olhos sorridentes em frente ao espelho.

CORRIJA A POSTURA: Lembra das vezes que a sua mãe lhe disse para não se curvar? Uma boa postura pode melhorar drasticamente a sua aparência nas fotografias. Estar sentada corretamente ou de pé vai te dar um ar mais saudável e atento; se estiver num grupo sentado, ficará mais atraente que os seus colegas curvados. Lembre-se de respirar normalmente e relaxe os seus ombros. Especialmente se normalmente tem uma má postura será difícil estar em pé de forma direita e não parecer tensa, portanto pratique isto no espelho.




EDITE OU REALCE AS FOTOS: Se já tentou tudo e ainda não consegue uma boa fotografia de si, tente editar as suas fotografias. Alterar os efeitos de luz ou de filtro, podem, por exemplo, melhorar muito a foto. O Pixlr-O-Matic é perfeito para isso! 

FINJA ATÉ CONSEGUIR: As pessoas que são frequentemente fotogénicas, são assim porque gostam muito de serem fotografadas. Consequentemente estão relaxadas e felizes sempre que há uma câmera fotográfica por perto. Se não conseguir mostrar amor pela câmera fotográfica, finja que gosta dela – imagine que a câmera é alguém que ama, um amigo que não vê há muito tempo, uma paixonite, seja o que for que precisa para olhar para a câmera com um olhar apaixonado. Experimente, realmente dá resultados!




DICAS QUE PODEM AJUDAR:
  • Estude as fotos de pessoas que você admira, ou se inspira, enfim, de outras pessoas fotogênicas. Se você se sentir bem, pode até arriscar copiar alguma pose, mas sempre observe se aquele momento é adequado para tal. Esteja num ângulo bom à câmara.
  • Quando estiver sentado para uma foto em grupo, certifique-se de que as cadeiras estão colocadas o mais próximo possível uma das outras. Em vez de se inclinar sente-se o mais direito e relaxada possível.
  • Peça a opinião das suas amigas, pra que elas te digam se a foto está boa ou não. Por vezes, um segundo olhar crítico é uma grande ajuda.
  • Pratique sorrir frente ao espelho. Assim você descobrirá qual o sorriso que parece falso e qual o mais natural. Aprender como a sua cara se mexe vai te ajudar quando alguém pegar numa câmera!
  • Mantenha a língua atrás dos seus dentes. Use maquiagem. As modelos e a maioria das celebridades não têm necessariamente uma natureza perfeita, mas todos eles usam maquiagem pra que pareçam assim. Especialmente se tiver uma pele oleosa, com manchas ou as espinhas chatas que insistem em aparecer, experimente com diferentes cosméticos para esconder o “pior” e fazer sobressair o “melhor”.
  • Olhe sempre acima da câmara fotográfica quando for fotografada. Jacqueline Kennedy Onassis sempre utilizou essa técnica em fotografias e retratos. Também ajuda a diminuir o efeito dos “olhos vermelhos”.
SEJA VOCÊ MESMA:  Tenha a certeza que as suas fotos se parecem com você. Essas dicas podem ajudá-la a destacar a sua beleza natural, mas se alterar demais pode fazer você parecer algo que não é.
Adaptado de Como ser fotogênico.  
++

Post grandinho né? Mas as dicas realmente ajudam bastante na hora das fotos. Ainda mais pra nós, reles mortais que não dominamos a arte da fotografia! Me conte o que acharam nos comentários!
beijos


24 comentários:

  1. Dicas muito boas. Me considero fotogênica e uso quase todas! Curti.

    ResponderExcluir
  2. Amei, muito boas as dicas! Muito bom o post! Biejooos

    http://akkafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não sabia que tinham dicas de como ser mais fotogênica, que ótimo! Sou como você, por isso sempre fujo de fotos, hehe. Obrigada pelas dicas, eu estava precisando. Beijos. ♥
    http://meninasugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tem razão.Ameeeei as dicas demais!Arrasou. ;)

    beatrizcmbarboza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Awn, eu simplesmente amei o post. Com certeza vai me ajudar bastante (:

    http://metamorfosando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as dicas (:
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito boa as dicas, e realmente é horrivel entrar no tumblr e ver todo mundo saindo perfeito nakelas fotos menos eu =[ ...

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei as dicas!
    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tem razão.Ameeeei as dicas demais!Arrasou. ;)

    ResponderExcluir
  10. amei as dicas! eu com certeza preciso "me treinar" para ser mais fotogênica! adoro o blog!
    beijos da isa
    link: Cute Time//Official

    ResponderExcluir
  11. Ótima as dicas *-*

    clichesdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. debora

    ótimas as dicas,mas já uso todas elas e me dou super bem..bjuss

    ResponderExcluir
  13. muito boa as dicas! gostei!:)bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei vai ser de muita utilidade, obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. GOSTEI MAIS EU SOU MT FEIA ,AI NÃO DEU MT CERTO.
    MINHA BOCA É GRANDE,SOU NARIGUDA,MAIS TDS ME ACHA LINDO.
    BJOSS

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas.Fiquei ate mais fotogenica

    ResponderExcluir
  17. adorei a matéria inteira, apenas não achei certo que no final vc disse que usar maquiagem é importante, não sei se foi isso que vc quis dizer, mas deu a a entender que a pessoa precisa usar maquiagem para ficar "bonita".
    e vale lembrar que a beleza é algo extremamente relativo.
    :)

    ResponderExcluir
  18. gostei vou ver se da resultado obrigada pelas dias

    ResponderExcluir
© Dicas de Garota 2009 - 2014. Todos os direitos reservados.
Codificação por Difluir. Layout por Joyce Ribeiro.
Ilustração por Raphaël.
imagem-logo