Home Sobre Equipe Contato Blogroll

domingo, 7 de outubro de 2012

Como é a faculdade de Moda?

Sei que vocês amam moda, adoram comprar e ver as novidades. Sei também que muitas já pensaram em levar esse amor todo pra um lado mais sério, e já pensaram em cursar Moda na faculdade. Acertei?
Hoje eu vim falar um pouco de como é a faculdade de Moda, as aulas etc. Primeiro de tudo, eu estudo na Faculdade de Boa Viagem (FBV), em Recife, e o curso é Design de Moda.
Comecei minhas aulas em Agosto, e logo no primeiro dia de aula tivemos uma palestra/bate-papo com a Camila Coutinho, do Garotas Estupidas. Ela já foi aluna de lá e foi falar um pouco de como começou na moda, com o blog, e como organiza tudo hoje em dia.
Basicamente nos primeiros dias de aula você vai conhecer um pouco sobre a faculdade, os professores, as cadeiras do semestre, e claro as pessoas da sua sala.

Minhas aulas são: Teoria da Forma e Percepção, Ergonomia, Projeto de Criação, Desenho Artístico e Teoria e História do Design/Moda. No começo você vai ter uma base da parte do design de uma forma geral, não só a parte de moda.
Sei que sempre rola a dúvida de muitos "Tem que saber desenhar?", e a reposta é NÃO. Não é necessário saber desenhar e já chegar fazendo croquis melhor que ninguém. No desenho tem muitas técnicas, e na aula você vai aprender todas elas até chegar na figura humana, e finalmente os croquis. Então quem não sabe desenhar muito bem, sem medo, você aprende, é só treinar bastante e se esforçar. Aquelas aulas de artes do colégio vão servir pra algo.
Um dos meus desenhos da aula de Desenho Artístico.  
Pra quem curti História, a aula de Teoria e História do Design/Moda você vai aprender como tudo começou, não só sobre as roupas, mas todo o design, decoração, arquitetura, pinturas e todos os movimentos artísticos e suas épocas. A roupa está muito relacionada ao que se vive em determinado período da sociedade, nessa aula você vai entender melhor.
Já a aula de Projeto de Criação (a que eu mais gosto rs) você irá aprender todo o passo-a-passo do desenvolvimento de um produto. Painéis de inspiração, briefing, tendências, público-alvo, toda essa parte destinada a criação do produto, seja ele de moda ou não. Gosto bastante dela pois é a mais prática que temos em meio a tantas teorias. hahah

Parte de um painel de inspiração. Recortes, recortes e mais recortes. 

Claro que as aulas não são iguais em todas as faculdades, isso vai depender muito, então deem uma olhada nas cadeiras antes de se inscrever, isso me ajudou a decidir qual faculdade eu queria.
Se perguntem se é isso mesmo que vocês querem, se você apenas consome moda nem tente, quem pensa que é só glamour e é fácil ta bastante enganado. Como qualquer curso precisa de dedicação e estudo, você tem que ta sempre em atividade, prestando atenção em tudo, além de requerer a parte criativa. São muitos trabalhos, seminários, muitos desenhos, resumos. Já não dei conta de vários esse tempo...

Eu pretendo seguir na área de Produção de Moda, mas tudo pode mudar, claro. É bom você ter a mente aberta quanto a isso, na faculdade você pode se interessar por outra área.
Leiam bastante revista (Elle e Vogue, claro são as melhores, mas leiam de tudo), mas é ler mesmo não apenas folhear e dar aquela olhada, é bom você conhecer sobre os assuntos que envolvem a moda.
Então, se interessou mais ainda? Eu to amando o curso, e olha que ta só no comecinho. Qualquer dúvida só perguntar, vou tentar ajudar. 

Espero que tenham gostado. Beijos!!
Comentem. 
 


16 comentários:

  1. Nossa que legal toda essa explicação amei, estou terminando a minha graduação em administração, até passa pela minha cabeça cursar moda, mais não sei quando ainda, aqui em minha cidade não tem facul pra isso, apenas umas tres cidades depois da minha... mais esta valendo...rs vale muito a pena quando gostamos do assunto...


    Bjs
    Taise Ferreira
    www.vidadesacoleira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que mega, principalmente a palestra com a camila, quero muuito fazer faculdade de moda, pretendo seguir moda como meu futuro, so simplesmente amo!
    adorei o post de experiencia, deveria postar mais sobre as aulas e os enfins!
    beijos akkafashion
    http://akkafashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Taise, quando se faz o que gosta vale sempre a pena. Também não tinha na minha cidade, e eu tive que morar em outra, apesar de tudo to amando e não me arrependo. :D

    Bjos, Nick.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal!! já pensei em fazer moda, agora estou pensando em fazer design de interior (decoração, arquitetura), acho essas duas profissões D+ haha

    beijoss


    http://designermaniagiovana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Eu tenho muita vontade de fazer moda e esse seu post conseguiu tirar todas as minhas dúvidas e minha vontade aumentou.
    Beijos,
    www.achadoseperdi-dos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bacana o post, eu fiz um curso técnico de moda, aprendi tudo o que se aprende na faculdade, só que um pouco mais resumido e tive professores excelentes e que me ajudaram muito fora e dentro da sala de aula!
    Quem gosta mesmo de moda, pode ir direto pra faculdade.. mas tem que pesquisar antes, ver todas as matérias para não se decepcionar depois ):

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, a pesquisa é tudo. Foi o que me ajudou a decidir pela faculdade ao invés de um curso. :)
    Brigada pela visita e comentário. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. eu queria saber se precisa de curso de corte e costura para entrar na facul... bjooss káh izeppe

    ResponderExcluir
  9. Não precisa Káh, geralmente se aprende no curso (de forma básica). Beijos!

    ResponderExcluir
  10. eu queria saber se precisa pelo menos o basico do desenho , eu sei desenhar bonequinhos de palito e olhe la ;/ tenho muito medo de entrar na faculdade por causa disso nao sei absolutamente nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Não é preciso saber desenhar, nem o básico. Com as aulas de desenho você vai aprender as técnicas todas, e vai ficar bem melhor de desenhar. Se você quer seguir na área de criação (ou seja o design/estilista) também não é preciso, muitos não sabem desenhar e contratam pessoas pra isso.
    Espero ter te ajudado :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. eu queria saber mesmo se e preciso antes de cursa a faculdade faser augum curso so pra ter mais pratica na faculdades?

    ResponderExcluir
  13. Para fazer moda, precisa ter cursos de design, desenho essas coisas? Ou diretamente na faculdade ja aprende tudo, e n precisa fica perdendo tempo com cusrsos ?

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de saber em que parte na area de trabalho posso atuar ao concluir a graduação.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Amo moda...agora então... adorei..

    ResponderExcluir
  16. Quanto tempo dura o curso?

    ResponderExcluir
© Dicas de Garota 2009 - 2014. Todos os direitos reservados.
Codificação por Difluir. Layout por Joyce Ribeiro.
Ilustração por Raphaël.
imagem-logo