A vida como um livro


Por diversas vezes pensei como verei tudo o que passei na minha vida, quando eu tiver uma idade onde as rugas serão as marcas que o tempo deixará das minhas experiências e das minhas histórias. Será que vou sentir orgulho da pessoa que eu fui, se valeu a pena as coisas que fiz ou até mesmo se eu me arrependerei das decisões que eu tomei?

 Eventualmente me pego imaginando contando sobre a minha vida para meus filhos, netos,  como se estivesse lendo um livro para eles. Isso, um livro! Imagino minha vida como um livro. Um livro possui diversos capítulos, com altos e baixos, com momentos gloriosos e momentos de tristeza.

Vejo cada capítulo como uma fase na vida, como um ciclo que terá início, meio e fim, cada um deles, porém todos são de suma importância para a história se desenrolar nos seus conformes. Já tiveram a sensação enquanto liam, que o capítulo era tão prazeroso, que não havia vontade de prosseguir o livro? Um capítulo sensacional, onde tudo acontece da forma que você espera e sonha, você precisa de mais detalhes, precisa de um tempo para absorver o quanto aquilo era bom. Também existem os capítulos que trazem tristeza, que acabam com a sua vontade de ler, que acredita que aquilo não deveria ter acontecido pois não era aquilo que havia sido planejado para o desfecho da história (na sua mente). Vejo o Clímax como os momentos que você sentirá orgulho de contar para as pessoas, e os momentos tristes como parte importante para o final do livro.

Agora imagine a sua vida como um livro. Imagine se os momentos ruins não tivessem acontecido, você teria se tornado a pessoa que é hoje? De vez em quando precisamos provar do ruim para aprendemos o valor do que é bom. Não sabemos qual será o próximo capítulo do nosso livro, porém ele não existirá se você não criar novas histórias e novos capítulos por um não ter acontecido de acordo com o esperado.

Decepções e tristezas são normais, porém não é normal estagnar a vida por uma situação dessas. É preciso seguir em frente, manter o foco que o futuro pode te surpreender e que – graças a Deus – nada nessa vida foge nem um pouco do que deveria acontecer. Se isso aconteceu é porque tem um motivo,  você tem que continuar e lá na frente você vai perceber o quanto este capítulo foi necessário na sua vida. 

Quando você pensar em desistir, achar que não aguenta mais e o tempo parar por um longo prazo em certa situação e você sentir que não tem como prosseguir, lembre-se que o próximo capítulo do seu livro é você que escreve, e momentos ruins também fazem bons capítulos, capítulos de aprendizagem e reflexão. Escreva suas histórias para daqui muitos anos, olhar para seu livro da vida e pensar que não teria como você criar uma história melhor que essa. Faça da sua vida, o seu melhor livro.




Nenhum comentário

Postar um comentário

♥ Obrigada por visitar o nosso espaço :D
♥ Se preferir comente usando a opção: Comentar como: Nome/URL. Aí é só adicionar seu nome e caso queira, o link de alguma rede social ou se você tiver um blog, deixa o endereço dele pra gente retribuir a visita.