Pular para o conteúdo principal

Siga por email

#O que você pensa sobre a política do teu país?

1
Há 17 dias perguntei para as pessoas que sigo no Ask.fm, o que eles pensavam sobre a política do país deles. As respostas foram bem variadas, mas a maioria mostra como os jovens são totalmente desinteressados e mal informados com relação a esse assunto, e posso dizer também, que são esses tipos de cidadãos que detém a culpa, ou deterão no futuro, pela bagunça que é a política do seu próprio país. Eu, particularmente, estou no processo de aprendizado, posso dizer, quando se trata de política. No entanto, minha intenção nesse post não é falar da política do Brasoç. É apenas mostrar uma compilação de respostas que nos fazem refletir um pouco sobre ela em si. Eu sei que as respostas do ask não são respostas tão boas, mas só pelo descaso em falar do assunto, dá pra perceber qual é a fonte desse problema, não só aqui no Brasil, como no mundo inteiro. Afinal, nós somos a política do nosso país, é nosso dever, nossa obrigação zelar por ela, participar dela. E caso isso não ocorra, (e não ocorre!) não é muito difícil ver o resultado, né?  

Bom, vou mostrar as respostas e depois faço meus comentários. Ah, a maioria das respostas são de pessoas de Portugal e poucas do Brasil, já que a maioria dos users no meu ask são de lá. Anyway, vou sinalizar as respostas com PT e BR.

O que você pensa sobre a política do teu país?
PT:
- sinceramente nao sei
que é uma porcaria...
É uma merda.
- A política do meu pais é composta por um grupo de pessoas que pensa que todos os dias são dia 1 de Abril.
- uma palavra: MERDA!!
- SIMPLESMENTE UMA MERDA !
- um bando de atrasados mentais /: odeio falar de política
- UMA MERDAA
- que está má
- Que são uns atrasados mentais -.- mas prefiro não falar disto , não gosto muito.
- quero la saber.
- Que são uma canbada de inocentes -.-
- Não gosto de falar sobre isso :s
- bah...a política no meu país é uma grande treta porque sempre que eles diziam:"a crise vai passar" ou "tudo vai melhorar";acontecia exatamente o contrário,a economia do nosso país piorava de dia pra dia mas finalmente eu acho que ele estão tomando jeito visto que a situação de Portugal está a melhorar e muito :) apesar de eu detestar política às vezes sabe bem dizer umas verdades
-  Sei lá ñ presto atenção à política
- Tenho 14, não percebo nada definitivamente kkk
Nem penso nisso u.u
sinceramente nao sei nada xd

BR: 
- ladra
- Acredito que vai ser sempre assim, sério. Sem aquela de ''o povo não sabe votar'' as pessoas votam em quem acreditam que vai mudar algo. O problema não são as pessoas alienadas, o problema são os que tentam alienar. E eu não tenho muito a falar sobre isso, desculpe.
- Eu penso que não tem mais jeito. Chegamos a um ponto que vai ser MUITO difícil mudar, seja lá quem esteja no poder.
Bom primeiramente eu acho que pessoas que pensam assim, não pensam em seus próprios futuros, porque não lutar por um país melhor, lutar contra a corrupção lutar por um Brasil melhor, porque perder esperança de que as coisas irão melhorar eu não perco a fé nisso! Então brasileiro levanta dai e vá colocar seus conceitos na rua vá gritar por um Brasil sem corrupção, porque é onde vivemos e brasileiro não é burro é preguiçoso..
Poderia ser MUITO melhor.
- (uma menina postou como resposta esses dois videos, muito bons, por sinal.)


Depois que alguns responderam, eu me senti tão profundamente incomodada que o mínimo do mínimo que eu podia fazer é deixar um comeback as respostas mais ignorantes. Daí mandei como pergunta:

Aos que falaram "odeio falar sobre política" "não quero nem saber" "quero lá saber?" "não gosto de falar sobre isso". É exatamente isso que eles querem que vocês pensem/falem. E também é exatamente por isso que a política nunca vai mudar.
 E surpreendentemente (ou não), a gente pode ver, o quão alienados filosoficamente nós jovens somos. E não, não tô generalizando. É óbvio que pra toda regra temos uma exceção, só que nesse caso, vamos falar só da regra, que, claramente é estopim da nossa bomba.

Aí tem as respostas:

PT: 
é tudo merda mesmo
- Mas é chato tar sempre a ver isso na Tv :/
pois é por essas e por outras
concordo. mas politica não é um assunto q me dê muito interesse.
pois /: mas cansa ouvir falar disso todos os dias na TV
e que queres que faça ? o.O
Exatamente agora disseste tudo!
exatamente ... eu também odeio falar de política mas às vezes sabe bem deitar cá pra fora umas verdades e dar as nossas opiniões pq se os políticos não souberem o qe nos pensamos do trabalho deles a culpa já não é deles mas sim nossa porque não damos a entender o qe pensamos do trabalho deles...mas esse não é o caso...se o meu país está como está a culpa não é minha de certeza (N/A: começou até bem mas cagou o final)
Ñ sei nd de politica

BR: (única resposta nessa pergunta, e exatamente a que eu esperava ler, merece até negrito.)

É isso que me faz não gostar do pessoal jovem.
Ou eles não se posicionam por considerarem política um assunto chato ou eles simplesmente acham que anarquismo/comunismo resolveria tudo, sem ao menos saber os problemas que esses dois sistemas trariam.


As que eu sublinhei foram as que eu reagi tipo "woow, calma ai amigos, não vamos nos equivocar". Quero dizer, ninguém é obrigado a gostar de política, mas sabe? Eu penso na gente (nós jovens, adolescente, cidadãos no geralzão) como a esperança pra uma mudança. Nós ouvimos tanto sobre as palhaçadas politicais em Brasília ou em Lísboa, em como a educação, saúde e afins estão cada vez mais piores mas o que nós fazemos é só reclamar. E não é por aí, não é? Muitos falam que é uma merda, mas não fazem nada pra mudar, muitos não se posicionam quando é exatamente isso que eles devem fazer, muitos (a nossa geração e a dos nossos pais) se mantem ignorantes porque tem preguiça de aprender... Enfim, se você não assistiu aos dois videos acima, eu peço que assistam e que deixem a mente de vocês clarearem quando o assunto é politiké politikós

Algumas de vocês devem tá pensando "porque essa loca resolveu falar num blog de moda/beleza/etc sobre isso?" e a minha resposta é basicamente: porque a gente precisa falar disso. E bom, temos que começar de alguma forma né?

beijo no cocoro

Comentários

  1. é verdade, eles querem que ficamos nas nossas vidas
    questionando outras coisas para eles fazerem o que querem!!!!
    adorei esse artigo, muito bom!

    att, Jessica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Obrigada por visitar o nosso espaço :D
♥ Se preferir comente usando a opção: Comentar como: Nome/URL. Aí é só adicionar seu nome e caso queira, o link de alguma rede social ou se você tiver um blog, deixa o endereço dele pra gente retribuir a visita.