"Não sei o que cursar na faculdade... e agora?"


Hello, lindonas!

O fim do ano está quase próximo, e isso é um tormento pra quem, assim como eu, está cursando o último ano do ensino médio e ainda não tem a menor ideia do curso que escolherá pra faculdade (e pra vida toda, né?). Portanto, separei um ~passo-a-passo~ cheio de dicas que me ajudaram muito a chegar nas minhas possíveis escolhas. Quem sabe esse método não ajude vocês também?


1. Teste vocacional ajuda, sim! 
Nem sempre um teste vocacional te aponta carreiras tradicionais (meus resultados para atriz, roteirista e cantora que o diga kkkkk). Mas ele te ajuda a descobrir sua personalidade, suas qualidades, e também os seus defeitos. Saber disso é o essencial para se dar o primeiro passo nessa escolha. 

2. Qual a sua área? 
Aquela velha pergunta "você é de humanas ou exatas?" é super importante neste momento. Pense nas suas matérias favoritas e em seguida pense em qual área você gostaria de atuar: Humanas? Exatas? Saúde? Comunicação? Artes? Negócios?

3. Pesquise sobre os cursos da área escolhida.
Google It! Funções das profissões, mercado de trabalho onde você mora (ou deseja morar), faculdades próximas de você (ou de onde você deseja morar) e fluxograma dessas mesmas faculdades. Eu, particularmente, acho o site do Guia do Estudante super completo. Tem a descrição de quase todos os cursos, videos, salário inicial, depoimentos de especialistas, entre outros. Masssssssssss pesquise no máximo de lugares possíveis. Quanto mais informações, melhor.

4. Procure por pessoas que atuam no(s) curso(s) escolhido(s) e converse com elas.
Elas possuem um conhecimento maior da área e são as pessoas que mais podem te informar sobre a mesma. Faça uma listinha com todas as suas perguntas e tire todas as suas dúvidas sobre a(s) profissão(ões).

5. Se imagine nas profissões desejadas
Feche os olhos e se imagine exercendo tais cargos. Pense na sua ascensão profissional. Se pergunte: "É isso mesmo que eu quero? Estarei feliz com essa escolha? Valerá a pena percorrer todo esse caminho?". E caso a resposta seja "sim" para todas elas: Parabéns! Boa estudos e muito sucesso no seu futuro profissional!

ps.: Ah, deseja ingressar numa universidade pública e que adere ao enem/sisu? O Enem Simples possui todas as notas de corte de todas os cursos do país.



Gostaram das dicas? Vocês já sabem o que vão fazer? Como tomaram essas decisões? Já passaram por isso? Contem tudinho nos comentários! Xx,


16 comentários

  1. Essa pergunta é super difícil mesmo...eu me formei na faculdade ano passado, mas tive duas tentativas em outros cursos antes de encontrar a certa...acho que os passos que vocês listou são realmente o caminho para ajudar nessa decisão.

    Adorei o blog...
    Dani
    www.donaengenhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil mesmo... obrigada linda!

      Excluir
  2. Arrasou teté, me ajudou muito! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Eu to passando por isso, antes eu tinha vontade de fazer direito, fiz um teste vocacional, adivinha o que batia comigo ( cinema, roteirista, tudo que é esse meio), eu vi que seria uma ótima roteirista amo escrever e inverta histórias! Mas como na minha cidade não tem, vou cursa psicologia, quando eu termina pretendo fazer! Gostei muito das suas dicas..
    Beijinhos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte e sucesso na sua decisão!
      E obrigada, linda! <3

      Excluir
  4. Assim que saí do ensino médio eu nem pensei muito, desde sempre quis fazer Relações Internacionais e me joguei no curso. Não me arrependo de naaada e estou amando cada vez mais a área *-* Arrasou no post

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindaaaaa! É uma sensação incrível quando acertamos de primeira em alguma decisão, né? Nossa... Muito sucesso pra ti! E obrigada <3

      Excluir
  5. Seeeeeeempre quis fazer direito, não precisei pensar muito não hahah mas muito boas dicas ;D
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem né? hahahaha Sucesso pra você! E obrigada :D

      Excluir
  6. Ótimas dicas!
    Eu pretendo fazer jornalismo, espero não mudar de ideia.

    Beijo <3
    http://dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Goostei das dicas! eu pretendo fazer publicidade e propaganda, por que eu sempre amei tudo isso e agora com o blog, rs

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! PP é muito bom mesmo, conheço uns amigos que fazem e amam!

      Excluir
  8. Acho que esse lance de tu pensar que se escolher um curso agora vai ser pra tua vida toda muito errado, sério. Gente, certo que se tu escolher um curso e não gostar dele e depois trancar a faculdade e partir pra outro curso isso vai te custar tempo, mas sempre teremos escolha de mudar. Não gostou? Troca!
    Já falando sobre suas dicas, achei válidas. Parabéns pela postagem.
    Um grande beijo e boa sorte na sua escolha pra Facul <3
    http://www.dreamsinparis.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né? O que importa é ser feliz e amar o que ta fazendo...
      Obrigada! <3

      Excluir