Curso: a duração é de cinco anos. O currículo do curso de Odontologia é preenchido por matérias da área de saúde e ciências biológicas. Algumas das disciplinas são Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Microbiologia. Entre as matérias profissionalizantes estão Dentística, Endodontia, Ortodontia e Cirurgia. As aulas praticas começam só no segundo ano de curso, mas apenas com manequins. Só a partir do terceiro ano atendemos pacientes, sempre com orientação de um professor. O estágio é obrigatório e realizado dentro da própria faculdade, com a população de baixa renda. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão.
Duração média: cinco anos.
Precisa gostar de saúde. Não pode ter medo e nojo de nada. E também precisa saber lidar com pessoas, afinal, ninguém gosta de ir ao dentista. Cabe ao profissional tirar esse medo do paciente.
O mercado de trabalho: nas regiões Sudeste e Sul do país a concorrência é maior, até porque grande parte das faculdades de Odontologia está localizada nestas áreas. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste há uma carência destes profissionais. Hoje em dia, muitos dentistas buscam vagas no setor público e não mais se restringem a abrir consultórios próprios. Para quem prefere ter o próprio negócio, o caminho é começar como funcionário em clínicas odontológicas e depois abrir seu próprio consultório.
Quanto ganha: o salário inicial de um bacharel em Odontologia é de aproximadamente R$1,500.
Onde trabalhar: em clínicas odontológicas, consultórios particulares e hospitais públicos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER.
Clínica geral
Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.
Dentística restauradora
Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.
Endodontia
Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia
Diagnostica e trata doenças da boca.
Implantodontia
Realizar cirurgias e próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares, utilizando implantes.
Odontogeriatria
Cuidar da saúde bucal do idoso.
Odontologia legal
Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
Odontologia para pacientes especiais
Atender pacientes com necessidades especiais (pacientes em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).
Odontologia em saúde coletiva
Atuar em planos de saúde e cooperativas e na montagem de programas de assistência social.
Odontologia do trabalho
Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.
Odontopediatria
Tratar problemas bucais e dentes de crianças.
Ortodontia
Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
Patologia bucal
Fazer exame laboratorial para identificar doenças.
Periodontia
Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
Prótese dentária
Projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.
Radiologia
Diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial
Diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatogmático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-lo.
→ No setor público, os cirurgiões-dentistas são profissionais mais empregados atualmente. Já para quem optar por abrir o próprio consultório, as áreas de dentística restauradora (que realiza restaurações, clareamento e correções estéticas dos dentes), endodontia ( que cuida do tratamento de canal), implantodontia (que utiliza implantes para colocar próteses nos maxilares) e odontopediatria ( que trata de crianças) são as mais aquecidas.
Fonte: Guia do estudante e Atrevida.
Se vocês quiserem sugerir posts pra gente é só falar aqui nos comentários ou pelo twitter (bora seguir @dicasdegarota)
xx, Joy
Se vocês quiserem sugerir posts pra gente é só falar aqui nos comentários ou pelo twitter (bora seguir @dicasdegarota)
xx, Joy
EU QUERO SER DENTISTA!!!!
ResponderExcluirPOIS DEVE SER MUITO BOM DE SER!
DE CUIDAR DA BOCA DAS PESSOAS E DEIXAR BEM CUIDADA!!!!
OBRIGADA,.,.
quero ajudar o pais a ter igiene com a boca eee achoo muito em portante tbm que isso nasceu de mim uma vontadee de ser odontologa
ResponderExcluirquero ajudar o pais a ter igiene com a boca eee achoo muito em portante tbm que isso nasceu de mim uma vontadee de ser odontologa
ResponderExcluirHaaaa eu também quero ser dentista e não vejo a hora de iniciar!!!
ResponderExcluirAdorei o post.
Não cometa este erro, a profissão está um desastre total, convênios explorando,custos muito alto para manter o consultório e etc. Formei-me em uma das melhores faculdades do país em 1998. E agora só tenho arrependimento, dor nas costas e pouco dinheiro. Não vale a pena de jeito nenhum,mesmo se você gostar muito, você acabará perdendo a motivação!
Excluireu quero ser um cirugião dentista,eu amooooo de paixao!
ResponderExcluirEu quero ser dentista pelo simples fato de que saude começa pela boca e acredito que irei ajudar muita gente a ter uma vida mais saudavel.
ResponderExcluiro salario inicial é de tres mil.nao pode ser menos.
ResponderExcluirEsqueça salário. Dentista não tem salário! Geralmente recebe uma porcentagem em função de produtividade. E na maioria das vezes ocorre exploração do profissional por parte das clínicas...
ExcluirEsqueça salário. Dentista não tem salário! Geralmente recebe uma porcentagem em função de produtividade. E na maioria das vezes ocorre exploração do profissional por parte das clínicas...
ExcluirQuero ser dentista , acho lindo , amo sorrir e fazer os outros sorrirem , quero fazer tambem especialização odontopediatria adoro crianças .
ResponderExcluirser dentista ganha muito pouco , mas mesmo assim é minha paixão <3
ResponderExcluiré meu sonho ser dentista desde pequena e já estou lutando para isso...
ResponderExcluirAmo ver as pessoas sorrir
E pra ser dentista precisa ter a boca perfeitinha?
ResponderExcluirQuero muito ser odontológico mas não tenho condição de pagar uma faculdade 😔
ResponderExcluirSimplesmente amo a profissão e não consigo pensar em uma 2° opção. Quero ser e vou ser Detista...
ResponderExcluirA cada dia eu me apaixono mais por odontologia; quero poder ajudar pessoas que precisam e ver um lindo sorriso em seus rostos , pois ver seus sorrisos, essa sim será minha maior vitória.Eu quero ser dentista pois eu amo essa profissão.e com certeza eu vou ser,pois em minha nunca faltará fé, esforço, amor e dedicação
ResponderExcluir