Olá olá meninas :3 Hoje eu vim falar sobre o Dream Catcher ou em português dizendo, Filtro dos Sonhos! Vocês provavelmente já esbarraram com ele por ai, pois há quem o use como colar, em pulseiras, ou até mesmo em tatuagens (a Miley Cyrus tem uma) também, quem tem costume de usar o Flickr ou o Tumblr já deve ter visto algumas fotos não é? Pois bem, eu vou mostrar pra vocês um tutorial de como fazer o seu próprio dreamcatcher, mas antes, pra quem ainda não conhece, eu vou contar a história dele:
"Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalham por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.
O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers.
A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente onde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro.
Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso, são mais resistentes."  (fonte: BananaCraft)


Bom, pra começar a fazer o seu Filtro dos Sonhos, você tem que definir um propósito para a utilização dele, por exemplo, se vai usa-lo como um colar, ou simplesmente um enfeite. Feito isso, defina as cores que você vai utilizar.

Material: 
- Tesoura
- Aro (Bastidor, cipó, arame, galho de chorão)
- Fio encerado, fitas, palha da costa ou barbante na cor escolhida
- Penas, miçangas, pedras


Passo1:
No caso de bastidor ou arame, enrole linha ou fita ao redor, até que seja todo revestido. Termine dando um nó forte arremate com um nó bem reforçado.
Caso utilize cipó ou outro galho, amarre-o com um nó firme e siga para o passo 2.


Passo 2: 
Para começar a fazer a teia, partir do primeiro nó dê voltas com o fio em torno do aro, formando elos. Procure manter a mesma distância. Sempre número impar de voltas. Procure deixar o fio um pouco solto. Termine deixando um espaço de aproximadamente 1 cm do nó inicial.

Passo 3: 
Para a segunda camada da teia, passe a linha por dentro dos elos que se formaram, dando voltas, aproximadamente ao meio do elo anterior. Continue assim até que se chegue ao centro da teia. Então dê um nó e arremate o fio que sobrou.

Passo 4: 
Fazer uma “argola” para que o filtro possa ser pendurado. Você pode também amarrar penas, pedras e miçangas. Caso queira pedras e miçangas na teia, deverão ser passadas no fio enquanto estiver construindo o filtro.
(fonte:Caixadeideias)
E ai? Gostaram? Confesso que eu ainda não fiz o meu, mas garanto que não vai demorar muito, até porque, convenhamos, o dreamcatcher é, não sei, meio que mágico, u-u eu sou apaixonada por ele e por sua história! 

Beijos e Abraços! Espero que tenham gostado :)

Evellyn