Uma pessoa que quer ser um profissional de Arquitetura e Urbanismos, saiba que tem que ler bastante, tem que conhecer bastante a historia da arte, tem que ler o jornal, tem que saber escrever e ah! além de saber desenhar também.


O curso: Você pode atuar em Arquitetura de interioresOrganizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.
Urbanismo Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.
Arquitetura Verde  -Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.
Arquitetura industrial Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.
Comunicação visual Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.
Paisagismo e ambiente Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.
Edificação e construção Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.
Luminotécnica Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.
Restauro de edifícios Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.


Duração do curso: Geralmente 5 anos.


Mercado de trabalho: O mercado de trabalho, hoje, pede arquitetos e urbanistas que entendam a sociedade e suas necessidades, assim como as transformações dinâmicas por que passamos quase diariamente. Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais.
Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel. A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas. 

Salario Inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias) fonte: Crea-SP.

As faculdades mais recomendadas para cursar Arquitetura e Urbanismo: UFMG, UFRGS, UFSC, UnB, USP, Mackenzie, PUC-Campinas.

beijos,