Sei que vocês amam moda, adoram comprar e ver as novidades. Sei também que muitas já pensaram em levar esse amor todo pra um lado mais sério, e já pensaram em cursar Moda na faculdade. Acertei?
Hoje eu vim falar um pouco de como é a faculdade de Moda, as aulas etc. Primeiro de tudo, eu estudo na Faculdade de Boa Viagem (FBV), em Recife, e o curso é Design de Moda.
Comecei minhas aulas em Agosto, e logo no primeiro dia de aula tivemos uma palestra/bate-papo com a Camila Coutinho, do Garotas Estupidas. Ela já foi aluna de lá e foi falar um pouco de como começou na moda, com o blog, e como organiza tudo hoje em dia.
Basicamente nos primeiros dias de aula você vai conhecer um pouco sobre a faculdade, os professores, as cadeiras do semestre, e claro as pessoas da sua sala.

Minhas aulas são: Teoria da Forma e Percepção, Ergonomia, Projeto de Criação, Desenho Artístico e Teoria e História do Design/Moda. No começo você vai ter uma base da parte do design de uma forma geral, não só a parte de moda.
Sei que sempre rola a dúvida de muitos "Tem que saber desenhar?", e a reposta é NÃO. Não é necessário saber desenhar e já chegar fazendo croquis melhor que ninguém. No desenho tem muitas técnicas, e na aula você vai aprender todas elas até chegar na figura humana, e finalmente os croquis. Então quem não sabe desenhar muito bem, sem medo, você aprende, é só treinar bastante e se esforçar. Aquelas aulas de artes do colégio vão servir pra algo.
Um dos meus desenhos da aula de Desenho Artístico.  
Pra quem curti História, a aula de Teoria e História do Design/Moda você vai aprender como tudo começou, não só sobre as roupas, mas todo o design, decoração, arquitetura, pinturas e todos os movimentos artísticos e suas épocas. A roupa está muito relacionada ao que se vive em determinado período da sociedade, nessa aula você vai entender melhor.
Já a aula de Projeto de Criação (a que eu mais gosto rs) você irá aprender todo o passo-a-passo do desenvolvimento de um produto. Painéis de inspiração, briefing, tendências, público-alvo, toda essa parte destinada a criação do produto, seja ele de moda ou não. Gosto bastante dela pois é a mais prática que temos em meio a tantas teorias. hahah

Parte de um painel de inspiração. Recortes, recortes e mais recortes. 

Claro que as aulas não são iguais em todas as faculdades, isso vai depender muito, então deem uma olhada nas cadeiras antes de se inscrever, isso me ajudou a decidir qual faculdade eu queria.
Se perguntem se é isso mesmo que vocês querem, se você apenas consome moda nem tente, quem pensa que é só glamour e é fácil ta bastante enganado. Como qualquer curso precisa de dedicação e estudo, você tem que ta sempre em atividade, prestando atenção em tudo, além de requerer a parte criativa. São muitos trabalhos, seminários, muitos desenhos, resumos. Já não dei conta de vários esse tempo...

Eu pretendo seguir na área de Produção de Moda, mas tudo pode mudar, claro. É bom você ter a mente aberta quanto a isso, na faculdade você pode se interessar por outra área.
Leiam bastante revista (Elle e Vogue, claro são as melhores, mas leiam de tudo), mas é ler mesmo não apenas folhear e dar aquela olhada, é bom você conhecer sobre os assuntos que envolvem a moda.
Então, se interessou mais ainda? Eu to amando o curso, e olha que ta só no comecinho. Qualquer dúvida só perguntar, vou tentar ajudar. 

Espero que tenham gostado. Beijos!!
Comentem.