As histórias que tenho ouvido ultimamente são as mesmas: uma amiga pede ajuda para outra de como falar pro menino que ela não tá afim dele. O garoto é um fofo contigo, sempre tá ali por perto e já deixou bem claro que vem cultivando sentimentos a mais por você. O problema é, você não gosta dele da mesma forma e fica sem jeito de deixá-lo sabendo disso, então acaba enrolando, enrolando e deixando o menino gastar todo o latim e depois de um tempo, um fora colossal ou uma besteira daquelas. Ambos ficam tristes: ele porque levou um fora e você porque deu o fora (ou fez algo pior) e as coisas não terminaram assim tão bem.

Então, como posso falar pro garoto que eu não tô afim dele, sem magoá-lo? Bad news: Se ele gosta de você, ele vai se sentir assim. Mesmo que ele finja que não tá nem aí, faça uma piada ou brincadeira sobre isso no fundo ele ficou desapontado. Não tem nada mais chato que gostar de uma pessoa e ficar sabendo que ela não gosta de ti da mesma forma. 

Acredito que a primeira coisa a se fazer é em vez de manter o foco em não deixá-lo pra baixo com suas palavras, e se colocar no lugar dele e pensar: O que eu não gostaria de ouvir? O que me faria ficar triste na hora do "pseudo-fora"? Reflita.

Indiretas são o nível mais baixo de dar um fora, se tu fizer isso, com certeza ele vai ficar triste, chateado, revoltado ou algo do gênero. Afinal que não ficaria, né?

Agora vou citar o que você realmente poderia fazer nesse caso: 1- Diga a ele pessoalmente. 2 - Dê uma razão de porque você não está mais interessada. 

É basicamente isso. Não é como se existisse um manual de como dizer pra uma pessoa que o sentimento não é mútuo. Esse tipo de situação chata que pode acontecer na vida de qualquer um, não importa a idade e alguém vai sair chué da história. Honestamente, ele pode ficar magoado mas certamente vai entender e conseguir superar. E você vai ficar com a consciência mais tranquila por ter sido sincera com relação a tudo. Certo?