Hello, lindonas!

O fim do ano está quase próximo, e isso é um tormento pra quem, assim como eu, está cursando o último ano do ensino médio e ainda não tem a menor ideia do curso que escolherá pra faculdade (e pra vida toda, né?). Portanto, separei um ~passo-a-passo~ cheio de dicas que me ajudaram muito a chegar nas minhas possíveis escolhas. Quem sabe esse método não ajude vocês também?


1. Teste vocacional ajuda, sim! 
Nem sempre um teste vocacional te aponta carreiras tradicionais (meus resultados para atriz, roteirista e cantora que o diga kkkkk). Mas ele te ajuda a descobrir sua personalidade, suas qualidades, e também os seus defeitos. Saber disso é o essencial para se dar o primeiro passo nessa escolha. 

2. Qual a sua área? 
Aquela velha pergunta "você é de humanas ou exatas?" é super importante neste momento. Pense nas suas matérias favoritas e em seguida pense em qual área você gostaria de atuar: Humanas? Exatas? Saúde? Comunicação? Artes? Negócios?

3. Pesquise sobre os cursos da área escolhida.
Google It! Funções das profissões, mercado de trabalho onde você mora (ou deseja morar), faculdades próximas de você (ou de onde você deseja morar) e fluxograma dessas mesmas faculdades. Eu, particularmente, acho o site do Guia do Estudante super completo. Tem a descrição de quase todos os cursos, videos, salário inicial, depoimentos de especialistas, entre outros. Masssssssssss pesquise no máximo de lugares possíveis. Quanto mais informações, melhor.

4. Procure por pessoas que atuam no(s) curso(s) escolhido(s) e converse com elas.
Elas possuem um conhecimento maior da área e são as pessoas que mais podem te informar sobre a mesma. Faça uma listinha com todas as suas perguntas e tire todas as suas dúvidas sobre a(s) profissão(ões).

5. Se imagine nas profissões desejadas
Feche os olhos e se imagine exercendo tais cargos. Pense na sua ascensão profissional. Se pergunte: "É isso mesmo que eu quero? Estarei feliz com essa escolha? Valerá a pena percorrer todo esse caminho?". E caso a resposta seja "sim" para todas elas: Parabéns! Boa estudos e muito sucesso no seu futuro profissional!

ps.: Ah, deseja ingressar numa universidade pública e que adere ao enem/sisu? O Enem Simples possui todas as notas de corte de todas os cursos do país.



Gostaram das dicas? Vocês já sabem o que vão fazer? Como tomaram essas decisões? Já passaram por isso? Contem tudinho nos comentários! Xx,